quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“A Palavra entre palavras”

TRABALHO DE PROJECTO
CONCURSO: “As palavras que fazem a diferença”
REGULAMENTO
Introdução

Este concurso pretende ajudar os alunos a descobrir que num mundo rodeado de palavras, há palavras que, por serem sinal e testemunho da encarnação da Palavra de Deus podem fazer a diferença na construção dum mundo inspirado nos valores evangélicos. Gostaríamos de editar no final do ano lectivo, um livro que recolha os trabalhos enviados pelos alunos que fosse um apelo a todos os homens a viverem e a assumirem o significado das palavras que podem ser decisivas na edificação da sociedade contemporânea.
1. Os objectivos deste concurso são:
a) Contribuir para a formação integral dos alunos levando-os a descobrir a Palavra de Deus como chave de leitura da realidade.
b) Aprofundar o papel da Bíblia como documento matriz da civilização ocidental.
c) Desenvolver o diálogo entre a cultura e a fé que a Sagrada Escritura possibilita.
d) Aprofundar a formação bíblica dos alunos e docentes de EMRC.
e) Reconhecer as implicações da mensagem bíblica nas práticas de vida quotidiana.
2. As modalidades presentes a concurso são os seguintes:
• Concurso Literário;
• Concurso de Slogan;
• Concurso de Criação de Imagem.
3. Podem participar todos os alunos que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino público, particular ou cooperativo do Patriarcado de Lisboa.
4. Cada aluno poderá concorrer, individual ou colectivamente, com quantos trabalhos quiser.
5. Os trabalhos de Grupo serão realizados por grupos constituídos entre os 2 e os 5 elementos, todos pertencentes ao mesmo escalão.
6. Nos trabalhos da modalidade de Criação de Imagem, os materiais e as técnicas a utilizar, são da escolha dos participantes (desenho, pintura, colagem, técnicas mistas, imagem, etc.).
Na escolha dos materiais e técnicas deverá existir o cuidado da utilização de materiais que não se estraguem com o manuseamento (atenção especial aos materiais utilizados em técnicas de colagem).

7. Os trabalhos do Concurso Literário deverão ter os seguintes limites máximos:

• Conto – 2 páginas A4;
• Texto poético – 1 página A4;
• Composição – 1 página A4.

8. Os textos terão de ser inéditos e apresentados em folhas A4, com letra em corpo 12 e a 2 espaços.

9. Cada trabalho deverá ser assinado por meio de pseudónimo.
Em envelope à parte deverá constar a identificação do pseudónimo, bem como a identificação da Escola, do Ano e da Turma.

10. No envio dos trabalhos para o SDER, deverá ser garantido que os mesmos cheguem sem dobras e em perfeitas condições.

11. Haverá 4 escalões em cada modalidade:

• 1º escalão: Alunos do 1º Ciclo;
• 2º escalão: Alunos do 2º Ciclo;
• 3º escalão: Alunos do 3º Ciclo;
• 4º escalão: Alunos do Secundário.

12. Após a selecção prévia, cada escola deverá enviar para o SDER os textos seleccionados até ao dia 19 de Março de 2010.

13. Os textos serão criteriosamente seleccionados e escalonados, dentro de cada modalidade, por um júri designado pelo SDER, composto por um seu representante e três professores (sendo um de Português).

14. A decisão final caberá sempre ao júri que é soberano no seu parecer.

15. O júri premiará o melhor trabalho de cada uma das modalidades, por escalão, e em cada categoria (individual ou em grupo).

16. O júri poderá também:

• Eleger para um mesmo lugar mais do que um trabalho;
• Não atribuir todos os lugares, se a qualidade dos trabalhos o não permitir;
• Atribuir menções honrosas.

17. Os prémios serão ser distribuídos numa sessão solene em data a anunciar.

18. Os textos premiados, e outros escolhidos pelo júri, serão publicados numa colectânea de carácter didáctico e no Site do SDER.


NOTAS IMPORTANTES:

• Na avaliação dos trabalhos o critério mais importante é o uso correcto da Língua Portuguesa e não a extensão dos mesmos;
• Só serão avaliados os trabalhos apresentados segundo as normas deste Regulamento;
• Em todo este processo sugere-se que seja incentivada e pedida a colaboração dos professores da área de Português, ou de outras áreas, como por exemplo de Educação Visual e Tecnológica.
• Quanto aos prémios…? Queremos que sejam uma agradável surpresa!

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